CT de categorias de base do Sport Club Internacional recebe fiscalização do CREA-RS

No final de janeiro, o supervisor de Fiscalização Pedro Ost e o agente fiscal Amauri Antonio Alves, acompanhados da Eng. Ambiental Nanci Walter, visitaram o CT de base do Spot Club Internacional para verificar as atividades técnicas da área da Engenharia e Agronomia. A mesma ação ocorreu, no mesmo período, nas obras de finalização do CT do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

No Centro de Treinamento do Internacional foram verificadas atividades técnicas como Plano de Manutenção, Operação e Controle (Pmoc), serviços de manutenção nos campos de futebol e paisagismo, manutenção/instalação e laudos referentes ao sistema central de gás, laudo técnico das condições do ambiente do trabalho, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, proteção de máquinas e APR, Plano de Prevenção contra Incêndio e laudo das instalações elétricas.

Nas duas ações, o CREA-RS retomou os relatórios originários de uma fiscalização realizada em 2019, juntamente com outros órgãos, nos Centros de Treinamento e alojamentos das categorias de base dos dois clubes. O objeto da fiscalização foi verificar se as atividades técnicas da área da Engenharia e Agronomia, que estavam em andamento ou até mesmo a falta destas, estavam sendo realizadas por profissionais e empresas habilitadas.

Diretor e coordenador de Patrimônio do Sport Club Internacional recebem fiscalização

crea 8.png

Fiscalização e os Engenheiros, Eng. Civil Matheus da Costa e Silva (de vermelho), diretor de Patrimônio do clube, e Eng. Mecânico Tiago Oschelski, coordenador.
Créditos: Arquivo CREA-RS

No dia 08 de fevereiro, o supervisor de Fiscalização Pedro Ost e o agente fiscal Amauri Antonio Alves, da Inspetoria de Canoas, estiveram na sede do Sport Club Internacional, onde foram recebidos pelo Eng. Civil Matheus da Costa e Silva, diretor de Patrimônio do clube, e Eng. Mecânico Tiago Oschelski, coordenador de Patrimônio.

A visita foi a continuação da fiscalização que o CREA-RS realizou em janeiro no CT de base do Sport Club Internacional para verificar as atividades técnicas da área da Engenharia e Agronomia. A mesma ação ocorreu no CT do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, que no caso estava com obras de finalização do CT.

Para os diretores, os agentes entregaram um Termo de Requisição de Documentos e Providências, com os nomes das empresas e as devidas ARTs dos serviços de Engenharia, como controle de pragas, limpeza e desinfecção bacteriológica do reservatório de água potável, plano de manutenção, operação e controle do sistema de climatização, coleta, transporte e destinação de resíduos de saúde e os não perigosos, além do plano de gerenciamento de resíduos, serviço de manutenção do gramado e teste de estanqueidade da central de gás.

De acordo com o Eng. Mecânico Tiago Oschelski, uma das primeiras demandas que ele recebeu foi a de resolver as pendências apontadas em relatório pela força-tarefa. “Desde então, nos planejamos, junto com as empresas terceirizadas, para reunir toda a documentação e deixar o nosso CT em plenas condições de trabalho. Conseguimos realizar todas as atividades com êxito”, explicou, afirmando ainda que virou um processo sistemático para apresentar a documentação aos órgãos de fiscalização, como o CREA-RS.


“Nesta reunião, por exemplo, já temos todas as documentações solicitadas pelo Conselho. Para nós, do Internacional, foi um aprendizado e só temos a agradecer”, finalizou.

Vídeo da fiscalização

© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.