CREA-RS fiscaliza parques Acqua Lokos e Marina Park em Capão da Canoa

crea 9.png

Créditos: Arquivo CREA-RS

Mesmo em períodos de pandemia, a alta temporada tem levado a população ao litoral gaúcho, balneários, clubes sociais e parques aquáticos. Buscando garantir a segurança de veranistas e funcionários, o CREA-RS realizou uma fiscalização em dois parques aquáticos do litoral norte. A ação objetivou garantir à sociedade que estes locais tenham responsáveis técnicos habilitados na elaboração dos PPCIs e manutenção de equipamentos.

O supervisor de fiscalização Pedro Ost e o agente fiscal de Torres Jucimar Carvalho Godinho visitaram os parques Acqua Lokos e Marina Park, para verificar se os locais estavam com toda a documentação relativa às atividades de Engenharia em dia, e com profissionais e empresas legalmente habilitados na condução dos serviços técnicos.

crea 10.jpg

Em Capão da Canoa, os fiscais realizam as vistorias acompanhados dos Engenheiros Civil, Bruno Henrique Cardoso, e Mecânico, Nerci Cardoso. No Marina Park, empreendimento que conta com área de 450 mil m², a equipe do CREA-RS foi recebida pelo coordenador do parque, Daniel Ribeiro Fidélis.

De acordo com o Eng. Cardoso a segurança das instalações é uma preocupação constante do parque. Ele ressalta que diariamente todos os equipamentos passam por checagem de manutenção e revisão de peças e partes e, de acordo com o diagnóstico, é feito o conserto ou substituição preventiva. “Para complementar e garantir uma maior segurança, a engenharia busca sempre encontrar a melhor solução em todos os meios onde atua no parque, que vai desde o PPCI, montagem de equipamentos, projetos estruturais, brinquedos mecânicos e diversos outros nichos”.

A preocupação também é uma constante no Marina, como explica o coordenador Fidélis. “Nós prezamos muito pela manutenção dos brinquedos, portanto, na baixa temporada, trabalhamos incansavelmente para garantir a segurança aos nossos usuários. A fiscalização do CREA-RS é fundamental para atestar que os mesmos se encontram plenos para uso”, relata.

Em ambos os parques, os fiscais deixaram os Termos de Requisição de Documentos e Providências, solicitando as cópias das notas fiscais de prestação de serviços, e/ou contratos com as respectivas ARTs que comprovem a responsabilidade técnica pelos serviços relacionados abaixo:

• Laudo Técnico de Instalações Elétricas;
• Laudo de Inspeção de Equipamentos;
• Laudo Técnico de Estanqueidade das Instalações e Redes de Gás;
• Laudo Técnico Populacional;
• Projeto e Execução de PPCI;
• Manutenção e/ou Instalação de SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas;
• Instalação/ Manutenção de Equipamentos;
• Manutenção de compressores;
• Inspeção das caldeiras e vasos de pressão;
• Limpeza e tratamento das águas das piscinas;
• RT pela instalação de dispositivo que evite turbilhamento, enlace ou sucção de cabelos ou membros do corpo pelos ralos da piscina (caso não haja, informar por escrito).

© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.