CREA-RS fiscaliza 30 empreendimentos em Canela e Gramado

crea.png

Créditos: Arquivo CREA-RS

De 13 a 16 de janeiro, o CREA-RS promoveu uma ação de fiscalização na região de Canela e Gramado com foco nos parques e nos empreendimentos que possuem elevadores de carga. Em ambos, para verificar o devido acompanhamento profissional em relação aos serviços técnicos. Sob a supervisão de Alessandra Borges, os agentes fiscais Homero Lopes e Raquel Fortes visitaram 15 supermercados, nos quais foram gerados 15 Termos de Requisição de Documentos e Providências (TRDPs), com solicitação para a regularização e apresentação do laudo de inspeção dos elevadores de carga. As empresas têm um prazo de 15 dias para a entrega da documentação.

A supervisora de Fiscalização Alessandra Borges esclarece que, devido à complexidade de algumas regularizações, é concedido um prazo maior ao fiscalizado “desde que a solicitação seja fundamentada”. Também foram vistoriadas outras atividades técnicas que devem ter o devido acompanhamento de responsável técnico.

Os elevadores de carga e monta carga precisam passar por inspeção anual, com laudo de inspeção elaborado por profissional legalmente habilitado e respectivo registro da ART, que deve fazer parte da documentação do equipamento.

Caso os estabelecimentos não apresentem a documentação dos serviços técnicos dos equipamentos e, considerando o risco grave e iminente de acidente, o processo é encaminhado aos órgãos competentes para as devidas providências.

© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.